top of page
Plek

PLEK é uma máquina controlada por computador que pode realizar escaneamentos incrivelmente precisos de trastes e escalas, eparo e recortes de trastes, cortes de pestana e rastilho e planejamento de escalas. Pode até cortar fret slots e bolsos de pescoço. Ele permite ao operador um controle sem precedentes ao trabalhar em qualquer um desses procedimentos, resultando em um nível de precisão inatingível manualmente. O PLEK é alimentado por um conjunto de software extremamente poderoso que dá ao operador uma visão exata sobre o que um braço de guitarra está realmente fazendo antes de colocar uma ferramenta nele. O operador pode então usar a função Virtual Fretdress para sobrepor qualquer trabalho corretivo nas medições do pescoço na tela antes de decidir ir em frente e trabalhar no instrumento real. Vamos ver como é o fluxo de trabalho para um traste PLEK:

 

A digitalização.

A guitarra é afinada no tom exigido pelo músico e o braço é endireitado por meio do trussrod. A guitarra é então carregada no suporte PLEK e fixada. O PLEK então usa um sensor para medir as alturas dos trastes individuais por corda, espaçamento das cordas, escala e raio da traste e bordas do braço da guitarra. Depois de concluídos, esses dados são exibidos no monitor do computador do PLEK, fornecendo uma grande quantidade de detalhes sobre os vários parâmetros medidos. É nesta fase que o operador pode ver problemas que causariam zumbidos, trastes e entonação ruim. O operador agora pode começar a planejar como corrigir quaisquer problemas com o poderoso conjunto de ferramentas à sua disposição.

 

Fretdress virtual.

É aqui que o operador pode sobrepor o trabalho proposto na varredura virtual do braço da guitarra no software. As alterações podem ser feitas facilmente para permitir várias maneiras de resolver os problemas, bem como atender à superfície de jogo desejada que o cliente exige. Este é o estágio em que os operadores com um vasto conhecimento da geometria do braço da guitarra entram em ação. Como acontece com qualquer ferramenta de alta precisão, a habilidade do operador ainda é o fator mais importante na obtenção de um resultado surpreendente.

 

O Fretdress.

Definido o plano de ataque, as cordas do violão são desafinadas e afastadas para o lado. Não é necessário nenhum ajuste no truss rod. O PLEK então reexamina o braço em seu novo estado sem cordas e constrói um mapa do braço com e sem tensão nas cordas. Depois de concluído, o PLEK usa uma cabeça de corte rotativa especial personalizada para começar a nivelar e recortar cada traste para corresponder aos dados especificados no Fretdress virtual.

Escanear, polir e restringir.

Depois que o traste é concluído, o PLEK examina novamente o braço para garantir que o trabalho foi concluído corretamente e de acordo com as especificações especificadas. A guitarra é então removida da máquina e passa por uma série de procedimentos de polimento manual para obter uma superfície de toque altamente polida e suave. A guitarra pode então ser religada e trazida de volta para a afinação solicitada e ajustada para a altura de ação do músico sem se preocupar com os problemas de traste que podem comprometer a configuração.

Introducing the Plek Station

Introducing the Plek Station

Reproduzir vídeo
3721678-whatsapp_108065-removebg-preview.png
bottom of page